terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Língua Portuguesa, uma Língua Multicultural

por Cláudia, Helena e Joana

A Língua Portuguesa é importante, antes de mais, porque é através dela que exprimimos tudo o que pensamos, sentimos, sonhamos e é com ela que interagimos com os outros. Não nos conseguimos imaginar sem uma Língua para comunicar, pois ela está presente em tudo o que fazemos e somos e os gestos e os sons não chegariam nunca para nos revelarmos e partirmos à aventura em direção à Índia e à América como aconteceu no Renascimento. Cremos que é essa a ideia que Fernando Pessoa nos quis transmitir quando afirmou que "A minha pátria é a Língua Portuguesa".
Nuno Gonçalves (1470-1480), Painéis de São Vicente de Fora

Crescemos em Língua Portuguesa e fomos moldados em Língua Portuguesa e é pensando em Língua Portuguesa que desbravamos o mundo e aprendemos outras Línguas. 

Terá sido assim também que fomos construindo uma Língua com 800 anos de História, a História de Portugal, e que continua a crescer. No 9º Ano aprendemos que o Latim é a base da raiz da Língua Portuguesa. Porém, há muitas marcas linguísticas de outros povos que ilustram que falamos uma língua multicultural, na sua raiz e no processo de evolução, e multicontinental, porque é língua oficial em quatro Continentes e ensinada e falada em todos os Continentes. Ou os Celtiberos não teriam deixado vocabulários aos Romanos que invadiram  e se fixaram na Península Ibérica no século II aC.? E os Romanos, influenciados pelos Gregos, não trariam, no seu vocabulário, tantas marcas do vocabulário Grego? E, depois dos Romanos, os povos Germânicos, no séc. V, e depois destes os Árabes, no século VIII? E, depois da formação de Portugal, tudo o que aprendemos com as trocas comerciais e culturais que se foram desenvolvendo com a Expansão Marítima? E as influências do vocabulário francês, que tomámos como moda no tempo de Eça de Queirós? E todo o vocabulário que continuamos a importar e a recriar e que reflete o mundo cada vez mais global em que vivemos, com palavras como domótica, portal da net, twitar, navegar no site ou email, sms, link, rap e muitas outras?


Vejamos alguns exemplos de vocabulário e suas raízes:
 
ibérico - abóbora, cama, manteiga;
céltico - camisa, cerveja, gato;
grego - guitarra, telescópio, telefone;
germânico - guerra, trégua, arauto;
árabe - alface, álcool, alaúde e tantas outras palavras iniciadas por al-;
castelhanismos - castanhola, caudilho, galã;
galicismos - chefe, hotel, abat-jour;
inglês - futebol, sanduiche, bife;
Italiano - adágio, serenata, piano;´
alemão - valsa, manequim, vermute.
 
Para saber mais sobre a História da Língua Portuguesa:
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário