quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LISBOA: A cidade mais "cool" da Europa

por Cláudia S., Helena B. e Joana F.


"A cadeia de televisão norte-americana CNN elegeu ontem Lisboa como a cidade mais cool da Europa. A atmosfera, o clima, a gastronomia e a vida noturna fazem de Lisboa um ponto de visita obrigatório, na opinião da jornalista Fiona Dunlop, em reportagem para a CNN."


Jornal Expresso, 27.01.2014 
 
Os estrangeirismos estão aí às mãos cheias, com livre trânsito na Língua Portuguesa. Podemos gostar ou não. Todavia, no mundo global e plural em que vivemos, os estrangeirismos entram no Português com toda a força, como uma marca de um produto a absorver por completo os sentidos. Lisboa foi considerada a cidade mais "cool" da Europa. "Cool" parece entrar no nosso ouvido a dizer: Lisboa tem muito estilo! Neste caso, é mesmo um estrangeirismo. A língua portuguesa oferece-nos muitas possibilidades para exprimir a ideia de "cool" e, como tal, não precisamos desta palavra. Na gramática atual, sempre que utilizamos uma palavra de outra língua para nomear algo e a adotamos, chamamos-lhe empréstimo. "Cool" não chegou a imigrar. Lisboa é mesmo linda e é uma cidade espetacular, onde tudo tem um aroma especial!
 

Lusofonia (r)evolução

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

No Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen


Uma deusa na bruma de João Aguiar



Uma deusa na bruma é uma leitura mágica, tal como a história que nos conta. Apaixonado pelas raízes celtas do povo português, João Aguiar deixou-nos esta obra magnífica que reconstitui o imaginário celta, a sua organização social e política, as suas tradições e crenças, não esquecendo uma belíssima história de amor que nos mantém presos à leitura até ao fim, como se de uma viagem poética ao mundo celta se tratasse.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lusofonia

por Cláudia S., Helena B: e Joana F.

Na atualidade, a palavra lusofonia é um termo de conhecimento obrigatório para qualquer falante de língua portuguesa, independentemente da sua naturalidade. Mas como terá surgido esta palavra?
 
Ter nascido em Portugal vincula o cidadão português à sua lusitanidade, dado que é herdeiro da cultura da Lusitânia, antiga região situada entre os rios Douro e Tejo e de onde se terão destacado ilustres guerreiros, na luta contras os romanos, sendo Viriato o guerreiro celta mais célebre, que honra a galeria de guerreiros das terras de Portugal. A palavra Lusitânia deriva de Luso ou lusitano, aquele que fazia parte das tribos guerreiras que habitaram as regiões da Lusitânia e da Estremadura, antigas províncias romanas. As palavras luso e lusitano são frequentemente usadas como sinónimos, quando alguém pretende referir-se aos portugueses e às suas raízes culturais. Por sua vez, a palavra Lusitânia terá inspirado o grande poeta português Luís Vaz de Camões na criação da sua obra ímpar Os Lusíadas, título que associa ao povo da Lusitânia o heroísmo épico que outras obras dedicaram a guerreiros gregos e romanos, como a Odisseia e a Ilíada de Homero e a Eneida de Virgílio.
 
Segundo o imaginário lendário, inspirado na mitologia romana, Luso, filho de Baco, terá fundado a Lusitânia e é considerado o progenitor do povo lusitano. Esta lenda contribuiria assim para exaltar as raízes lendárias do povo português n' Os Lusíadas. A valorização desta lenda terá ainda contribuído, em algumas épocas históricas, para o esquecimento dos antepassados dos portugueses anteriores aos romanos, nomeadamente os celtas, os quais deixaram muitas marcas da sua cultura no território português.
 
Castro de Romariz, ruínas de povoação celta, no distrito de Aveiro
 

Ponte celta em Castro Laboreiro
Com a expansão marítima, a cultura, a religião e a língua portuguesa expandiram-se pelo mundo. A palavra Luso estará na base de formação da palavra lusofonia, para nos referirmos a esses traços culturais e linguísticos que unem os falantes da língua portuguesa por todo o mundo.
 
Procurámos o significado de lusofonia no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e encontrámos três aceções:
 
Lusofonia - s. f. (De lusófono + suf. -ia). 1. Qualidade de ser português, de falar português; o que é próprio da língua e cultura portuguesas. 2. Comunidade formada pelos países e povos que têm o português como língua materna ou oficial. 3. Difusão da língua portuguesa no mundo.
in Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Academia
 das Ciências de Lisboa. Editora Verbo.2001
 
Podemos assim concluir que os países de língua oficial portuguesa são países lusófonos,  porque unidos por traços culturais e linguísticos comuns e que é a língua o principal fator de união, a lusofonia.
 
E o que pensarão muitos falantes da Língua Portuguesa sobre lusofonia?



Fotos retiradas daqui: http://meditacaoporportugal.blogspot.pt/2013/01/celtas-em-porugal.html